Custeio ABC
Conceito: O Custeio Baseado em Atividades consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos da empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. É a metodologia que melhor permite uma efetiva mensuração dos custos e benefícios da implantação das estratégias ECR.
A metodologia ABC trata de definir e custear as atividades desenvolvidas pela empresa e entender como estas são demandadas pelos produtos ou serviços. Desta maneira reduzem-se sensivelmente as distorções do sistema tradicional de custeio.
Origem: O método ABC foi inicialmente desenvolvido como solução para estes problemas por dois professores da Universidade de Harvard, Robin Cooper e Robert Kaplan. Estes identificaram três fatores independentes, mas que em conjunto concorrem para a necessidade de utilização do método ABC:
A estrutura de custos das empresas modificou-se completamente. No início do século 20, o trabalho direto representava cerca de 50% dos custos totais de produção, com as matérias primas representando 35% e o "overhead" 15%. Atualmente, o "overhead" ronda 60% dos custos de produção, os custos das matérias primas cerca de 30% e o trabalho direto 10%. É obvio que na atual estrutura de custos das empresas, a utilização do trabalho diretamente afeto à produção como base de repartição já não faz sentido.
O nível de concorrência que as empresas enfrentam cresceu substancialmente. Conhecer quais são os reais custos de produção é um fator chave da sobrevivência empresarial.
O custo da medição das atividades decresceu substancialmente com o desenvolvimento dos sistemas e tecnologias de informação.
Como tantas outras criações humanas também este método só pôde passar à prática através da utilização de modernos e eficientes sistemas de informação. Sistemas com um poder computacional que, só muito recentemente se