Estrutura de concreto
Para que se possa calcular o peso próprio da estrutura, que é a primeira parcela considerada no cálculo das ações. O conhecimento das dimensões permite determinar os vãos equivalentes e as rigidezes, necessários no cálculo das ligações entre os elementos.
Lajes: Se o aço da armadura estiver segurando a tração na parte de baixo do sistema, então temos: Altura da laje deve ser igual à altura útil da laje (que corresponde à distância da metade do diâmetro das barras de aço até o topo), somando-se a metade do diâmetro das barras e a espessura do cobrimento nominal da armadura.
Vigas: Dependendo de sua posição no sistema estrutural, são classificadas em: Vigas de tramo interno, externos (ou vigas bipoladas) e balanço. Para as vigas de tramo interno, a altura da viga deve ser igual 1/12 do vão que deve ser vencido. Para vigas de tramos externos, ou bipoladas, essa relação entre altura da viga e vão a ser vencido é de 1/10. Para vigas em balanço, a razão é de 1/5 do vão a ser vencido.
Pilares: Para os pilares, o seu dimensionamento depende dos carregamentos e seu posicionamento no sistema estrutural. Este processo consiste em dividir a área total do pavimento em áreas de influência, relativas a cada pilar e, a partir daí, estimar a carga que eles irão absorver. A área de influência de cada pilar pode ser obtida dividindo-se as distâncias entre seus eixos em intervalos que variam entre 0,45l e 0,55l, dependendo da posição do pilar na estrutura, onde "l" corresponde ao vão vencido entre esses pilares.
Concreto armado: Quais os seus componentes, vantagens e desvantagens.
Componentes: Cimento + Água + Agregados miúdos e graúdos + Aço.
Vantagens: monolítico, boa resistência e moldável.
Desvantagens: peso elevado, corrosão das armaduras e fissuração.
Características do concreto armado quanto à compressão e tração.
A resistência à tração é de 1/10 da resistência de compressão para o concreto simples.
Em uma situação de lajes