Estruturas de concreto
1.1 - Concreto simples
O concreto é um material de construção constituído por uma mistura de aglomerante hidráulico com materiais inertes e água. Pelo fato do aglomerante empregado ser hidráulico, que endurece por reação com a água, o concreto também pode ser chamado de concreto hidráulico.
Nas aplicações estruturais, o aglomerante usualmente empregado é o Cimento Portland, embora possam ser empregados outros tipos de cimento. Em particular poderia ser empregado até o cimento branco, cuja restrição essencial é o seu custo elevado.
Os materiais inertes do concreto são designados por agregados, os quais são subdivididos conforme as suas dimensões. Desse modo, os agregados são classificados em agregados miúdos e agregados graúdos.
De acordo com a Especificação Brasileira EB-4, considera-se como agregado miúdo o material que passa pela peneira nº 4, a qual tem malha quadrada com 4,8 mm de lado. Admite-se que um material passa pela peneira quando a parte retida não ultrapassa 5% do total.
De forma análoga, considera-se como agregado graúdo o material que fica retido na peneira nº 4. Admite-se que um material é retido pela peneira quando a parte que passa pela peneira não ultrapassa 5% do total.
Quando o agregado apresentar mais do que 5% de material que passa ou que é retido pela peneira nº 4, ele será considerado como uma mistura de agregados miúdos e graúdos.
A forma de obtenção dos agregados pode ser natural ou artificial, tanto para os agregados miúdos quanto para os graúdos. Assim, obtidos naturalmente, têm-se as areias e os pedregulhos e, obtidos artificialmente, o pedrisco e a pedra britada. Como agregado artificial têm-se as argilas expandidas, que se constituem em agregados leves.
Entre nós, o agregado graúdo mais freqüente é a pedra britada. No entanto, para a concretagem por bombeamento do concreto, o pedregulho é material mais adequado.
As dimensões dos agregados graúdos, usualmente pedra