Estruturas de Concreto
Curso Técnico em Edificações
TALLYSON EMANOEL SOARES LAURENÇO
ESTRUTURAS DE CONCRETO
GOVERNADOR VALADARES
(Março, 2013)
1- ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO
1.1 - CONCRETO SIMPLES: Definição
Concreto é um material de construção resultante da mistura de um aglomerante (cimento), com agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e água em proporções exatas e bem definidas. Atualmente, é comum a utilização de um novo componente - os “aditivos”, destinados a melhorar ou conferir propriedades especiais ao concreto.
A pasta formada pelo cimento e água atua envolvendo os grãos dos agregados, enchendo os vazios entre eles e unindo esses grãos, formando uma massa compacta e trabalhável.
A função dos agregados é dar ao conjunto condições de resistência aos esforços e ao desgaste, além de redução no custo e redução na contração.
Após a mistura, obtém-se o concreto fresco, material de consistência mais ou menos plástica que permite a sua moldagem em fôrmas.
1.2 - A VIABILIDADE DO CONCRETO ARMADO:
Devido à baixa resistência à tração, procurou-se adicionar ao concreto outros materiais mais resistentes à tração, melhorando suas qualidades de resistência.
A utilização de barras de aço juntamente com o concreto, só é possível devido às seguintes razões: 1ª) Trabalho conjunto do concreto e do aço, assegurado pela aderência entre os dois materiais:
Na região tracionada, onde o concreto possui resistência praticamente nula, ele sofre fissuração, tendendo a se deformar, o que graças à aderência, arrasta consigo as barras de aço forçando-as a trabalhar e consequentemente, a absorver os esforços de tração. Nas regiões comprimidas, uma parcela de compressão poderá ser absorvida pela armadura, no caso do concreto, isoladamente, não ser capaz de absorver a totalidade dos esforços de compressão.
2ª) Os coeficientes de dilatação térmica do aço e do