Custeio abc
o ABC é um método bastante complexo e que envolve dispendiosas e demoradas análises dos objetivos e das operações da empresa. Além do mais, consideráveis investimentos em informatização, treinamento de pessoal, e, provavelmente, a contratação de consultoria externa competente para auxiliar na implantação.
Nestes termos, um estudo apresentado no Boletim IOB 11/94 (1994) colocou que nem todas as empresas necessitam de um método de custeio tão complexo, dispendioso e sofisticado como o ABC. Portanto, pode-se dizer que a empresa que requer o ABC é aquela:
1. cujos custos indiretos representam parcela considerável dos seus custos totais;
2. indústria, que produz em um mesmo estabelecimento, produtos e/ou serviços de extrema variedade no que respeita ao processo produtivo ou ao volume de produção;
3. que trabalha com clientela diversificada, abrangendo clientes que compram muito, que compram pouco, que exigem especificações especiais, serviços adicionais e etc.
Assim, de acordo, ainda, resultado encontrado no do Boletim IOB 11/94 (1994), as empresas com tais características tendem a apresentar graves distorções no custeio de seus produtos ou serviços, requerendo técnicas mais apuradas para orientação de suas decisões gerenciais, exatamente o contrário de empresas com pouca variedade de produtos, serviços e clientes, onde o custo com a mão-de-obra direta é preponderante, empresas estas, que podem utilizarse de outros métodos para evitar os custos adicionais de métodos mais