Cite uma diferença e uma semelhança entre a arquitetura neoclássica e a historicista.
O Neoclassicismo é uma corrente artística gerada no contexto das transformações surgidas no séc. XVII, e até meados do séc. XIX. Acompanha o final da Idade Moderna e o início da Época Contemporânea.
O retorno ao mundo clássico, era uma atitude historicista, entendido como uma expressão de cópia e fiel reprodução. Tratava-se de uma recriação orientada pela razão e fundamentada no conhecimento científico, de modo a construir uma Arte Ideal.
Inspirou-se na antiguidade clássica, por influência da observação direta dos edifícios originais, para os quais se voltavam todas as atenções, em virtude das grandes escavações arqueológicas (de Herculano e Pompéia). Adotaram os valores estéticos do classicismo, nos princípios de composição (ordem jônica, dórica e coríntia), nas tipologias, nos elementos arquitetônicos e artísticos gregos e romanos: a racionalidade, simetria, o frontão triangular, pórticos e abóbadas. Este movimento propôs princípios, como de proporção, ortogonalidade, monumentalidade, utilizando linhas direitas em edifícios feitos essencialmente em pedra, onde a decoração praticamente não existia (a que existia era a nível dos frontões, em baixos-relevos).
A arquitetura historicista, buscava reviver a arquitetura antiga e gerou os estilos "neos" (neogótico, neo-românico, neo-renascença, neobarroco, neoclássico etc).
Consiste na tendência de se inspirar em uma ou diversas épocas passadas, com relação ao uso de formas, figuras e soluções técnicas, para solução de um problema presente.
Ele começa no século XVIII. Pode-se dizer que o século XIX terá uma série de crises estéticas refletidas nos movimentos revivalistas/ historicistas. Surgem na Europa, e os motivos poderiam ser pelo fato de as inovações tecnológicas não encontrarem naquela contemporaneidade uma manifestação formal adequada, ou por diversas razões culturais e contextos específicos.
O primeiro destes