CUSTEIO ABC
O ABC (Activity-Based Costing) é conhecido como Custeio Baseado em Atividades. O ABC é um bom instrumento de gestão, atendendo as precisões operacionais e financeiras das empresas, pois se mostra um sistema moderno e eficiente por permitir a identificação dos gastos relacionados com as atividades desenvolvidas nas empresas. O ABC é um sistema de custeio que não usa o rateio como base de alocação dos custos indiretos e sim faz um rastreamento dos mesmos e depois de mapeadas as atividades coloca esses custos para cada atividade específica através de direcionadores de custos.
Segundo Martins (2010, p.87) o ABC é: “... Custeio Baseado em Atividades (ABC) não se limita ao custeio de produtos. Ele é, acima de tudo, uma poderosa ferramenta a ser utilizada na gestão de custos”. O ABC pode dar aos gestores condições de atribuir responsabilidades aos responsáveis por determinada atividade, com isso condições até mesmo, de mapear os controles internos, evitando riscos e salvaguardando os interesses da empresa, evitando custos desnecessários. O objetivo da análise estratégica de custos do ABC, é que permiti que os custos indiretos sejam primeiramente direcionados a atividades e processos, e depois a produtos, serviços e clientes.
O Custeio Baseado em Atividades (ABC) aloca todos os custos indiretos por meio de atividades, uma atividade é uma ação que utiliza recursos humanos, materiais, tecnológica e financeira para se produzirem bens ou serviços. É formada por um conjunto de tarefas necessárias ao seu desempenho. As atividades são necessárias para a concretização de um processo, que é uma cadeia de atividades inter-relacionadas. O primeiro passo, para o Custeio Baseado em Atividades, é identificar as atividades relevantes dentro de cada departamento. Pode acontecer de a empresa já ter uma estrutura contábil que faça a apropriação de custos por centro de custos, por centro de trabalho, por centros de atividades, o que irá possibilitar