Custeio ABC
Esperamos que a pesquisa elaborada acrescente aos conhecimentos e as técnicas já apresentadas em sala de aula e ressalte ainda mais a importância da presença de um sistema de custeio, não somente manufatureira, mas também de serviços, pelo modo em que é aplicado, em que a organização não é utilizada somente dos recursos de produtos fabricados, e sim pelas atividades.
UM POUCO DA HISTÓRIA
A técnica do custeio Baseado em Atividades ou Custeio ABC (Activity Based Costing) foi desenvolvida pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da década de 1980, na. Universidade de Harvard. Segundo alguns autores, o ABC já era conhecido e usado por contadores em 1800 e inicio de 1900. Outros registros históricos mostram que o ABC já era bastante conhecido e usado na década dos anos 60.
A técnica do custeio Baseado em Atividades ABC surgiu pela necessidade de mudanças de variáveis fundamentais, tais como, o aumento da diversificação de possessos e produtos e o aumento da participação dos custos indiretos na composição dos custos totais, deixando obsoleto o Custeio Tradicional que na época era utilizado quase que por todas as empresas por sua facilidade. O Custeio ABC surge como uma forma de tentar alocar os recursos produtivos da empresa de uma forma mais eficiente já que os custos indiretos aumentavam significativamente e não podiam continuar mais a serem tratados como antes no sistema tradicional.
CONCEITO
Custeio Baseado em Atividades ABC é, de forma resumida, uma técnica contábil que tem por finalidade identificar o agente responsável pela origem do custo para posteriormente lhe ser atribuído algum valor, sendo