TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Trabalho de pesquisa da disciplina de pesquisa e apresentação elaborado pelos alunos do curso de Tecnologia de Gestão Em Recursos Humanos sob orientação da professora Lia.
MACAPÁ-AP
2014
ILCILENE SARMENTO
LUANA SEREJO
MICHAEL RODRIGUES
SUELLEM YURY
PATRICH JHUAN
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
MACAPÁ-AP
2014
1. INTRODUÇÃO No tocante assunto que aborda o tema da qualidade de vida no trabalho surgem diversos pensadores, escolas e correntes que vão dar ênfase no que diz respeito tanto na QVT, quanto nas relações no ambiente de trabalho e suas causas suas causas e consequências que serão descritas no decorrer deste artigo. Cientista social, australiano, falecido em 1949, Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor. Como professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas.
2.0 DESENVOLVIMENTO As melhorias das condições de vida no ambiente de trabalho são dadas de soma importância e também são sustentadas nas teses e experiência pratica de seu precursor ELTON MAYO. Ele estudou intencionalmente as condições de trabalhos físicos dos trabalhadores e correlacionados a produtividade dos mesmos, em outras palavras verificar quando a exaustão se tornava, ou não, um fator responsável por uma diminuição significante sobre a produção da empresa. Porém MAYO foi um pouco mais além preocupou-se em pesquisar e desenvolver os motivos de conflitos constantes entre patrões e empregados, sem também deixar de lado as questões sociais e outros fatores que influenciavam, no entrave desta relação.
2.1 HISTORIA DA TEORIA O autor tinha formação acadêmica em Medicina, pela Universidade de Adelaide. Enquanto ainda estava na Austrália, foi um grande estudioso e pesquisador sobre as sociedades aborígenes o que contribuiu, imensamente, para que Georges Elton Mayo tivesse certa