Pdca
A REDUÇÃO DE PROBLEMAS DE QUALIDADE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO CICLO PDCA: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA COSMÉTICA.
Luis Felipe Vieira Gonçalves (LATEC/UFF)
Resumo Este artigo tem o objetivo de apresentar o ciclo PDCA como ferramenta na resolução de problemas usando como base um estudo de caso em uma indústria cosmética. Utilizamos a metodologia de forma descritiva, conforme descrita por Campos (2004)) e bastante discutida por Fonseca (2006). Durante o estudo utilizamos as ferramentas de qualidade: gráfico seqüencial, pareto, diagrama de causa e efeito, matriz GUT, brainstorming, método dos por quês e plano de ação (5WH) no auxílio da implementação do ciclo PDCA. Após o estudo e a implantação do método, já possuímos resultados de quatro meses de análise onde se verifica que os resultados são promissores, demonstrando previamente a eficácia da metodologia ciclo PDCA. Palavras-chaves: Ciclo PDCA, ferramentas da qualidade e problemas de qualidade.
VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
12 e 13 de agosto de 2011
1. Introdução
O ciclo PDCA teve início na década de 50, criado por Deming e utilizando como base o ciclo chamado de especificação-produção-inspeção criado por Walter Shewhart em 1939, que por sua vez é uma evolução das ciências filosóficas estudadas por Galileu por volta de 1600 (MOEN e NORMAN, 2006). Atualmente, este ciclo é uma das grandes ferramentas quando falamos de melhoria contínua e é requisito mandatório para a certificação em órgãos internacionais (certificação ISO) e nacionais (PNQ). No mundo cada vez mais globalizado e competitivo, é imperativo adotar novas tecnologias de forma veloz e eficaz. As empresas que não o fizerem estarão em desvantagem em relação aos seus concorrentes, terão sua capacidade de atingir metas e resolver problemas comprometidos. Atualmente, uma das aplicações mais comuns para o ciclo PDCA é na solução de problemas, onde problema é o efeito indesejado de um