PCP II
FACULDADE DE ENGENHARIA – FAEN
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO II
QUESTIONÁRIO
Luiz Felipe Amorim
DOURADOS – MS
MAIO DE 2012
FACULDADE DE ENGENHARIA – FAEN
1. Qual a diferença entre MRP I e MRP II?
R. O MRP I (Material Requirement Planning - Planejamento dos recursos de manufatura) procura responder as seguintes perguntas: Quando, quanto comprar de cada produto? Quando e quanto produzir de cada produto?
Já o MRP II (manufacturing resource planning ou planeamento dos recursos de produção) busca respostas para: Quem e onde irá produzir? Tenho material para produzir? Qual será o seu custo?
Então, um trata do estoque, das compras de matérias-primas e insumos e outro, dos recursos, como equipamentos, operários.
2. Faça um paralelo entre a evolução do sistema MRP II e a evolução da tecnologia de informática (hardware e software).
3. Quais os principais módulos que devem estar presentes em um sistema integrado para que possamos considerá-lo um MRP II?
4. “Não há uma ordem preferencial dos módulos MRP II que uma empresa decide adotar. São todos totalmente modulares e podem, portanto, ser implantados independentemente e de forma autocontida”. Discuta a afirmação.
5. Num MRP II o cálculo de capacidade é feito a posteriori do cálculo de materiais. Entretanto, na lógica hierárquica do MRP II, o cálculo do RCCP que calcula capacidade é feito antes do cálculo do MRP, que calcula materiais. Discuta esse aparente paradoxo.
6. Quais as vantagens e desvantagens dos modos de “rodar” o MRP II “regenerative net-change”?
7. Porque em geral é arriscado para uma empresa deixas as decisões de plano mestre de produção (MPS) a cargo de um só setor, por exemplo, o setor de planejamento. Qual o papel da função de gestão de demanda em sistemas MRP II?
8. Qual o papel da função de gestão de demanda em sistemas MRP II?
9. Faça um paralelo entre as funções dos módulos