PCP II JIT e Pensamento Enxuto
RESUMOS DO CAP. 3 HENRIQUE CORREA
E PRINCIPIOS DO PENSAMENTO ENXUTO
ACADEMICO: FERNANDO ALCANTARA RA:115091-1
Planejamento e Controle de Produção II – Engenharia de Produção
1. RESUMO PRINCIPIO DO PENSAMENTO ENXUTO
Pensamento Enxuto versu Muda
O significado de Muda é desperdiço o executivo da Toyota Taiichi Ohno (1912-1990), era um dos maiores críticos do desperdício, ele identificou os sete primeiros dos oitos aqui comentados. Independendo do numero de mudas que existem, tem-se que ser pensado que existe o “Pensamento Enxuto”, para combater o desperdício.
Uma definição eficaz do pensamento enxuto é analisar uma forma que se execute algo mais vezes com cada vez menos recursos (humano, equipamento, tempo e espaço, sem que se perda a qualidade, sempre aprimorando o se for produzido. Além de combater a muda, a transforma em valor, e oferece uma forma de produzir com um feedback imediato para transformar muda em valor, e não é baseado em cortes de mão-de-obra, mas sim de desenvolver uma mão de obra mais eficiente.
Especifique o Valor
A questão de especificar o valor é algo muito abrangente de ser definido, na prática é algo que deve ser apenas definido pelo cliente, em termos de sastifação com o produto (bem ou serviço) a ser disposto no momento especifico e por um preço também especifico.
O Autor do livro aborda o conceito, introduzindo o pensamento como inicialmente pelos Staholders de uma de empresa, que apresentam alta dificuldade em compreender o valor do produto para o cliente, pois não conseguem entender de maneira pratica todo o fluxo produtivo desde seu projeto até a saída para o cliente. Pois se concentram em suas necessidades imediatas e mentalidade financeira.
Após ser levado em conta o pensamento sobre os Staholders, é abordada a visão da sofisticada produção alemã, que apresentam agora técnicos e especialistas