O efeito da aplicação da Produção Enxuta na pequena e média empresa
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
O EFEITO DA APLICAÇÃO DO
SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA NA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA
GERALDO LUIZ DA SILVA REIS – 20100138236-6
PETRÓPOLIS
SETEMBRO DE 2011
GERALDO LUIZ DA SILVA REIS
O EFEITO DA APLICAÇÃO DO
SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA NA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA
Trabalho de conclusão de curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração de Empresas da Universidade Estácio de Sá – UNESA
Orientador: Professor Marlone Wilson Souza
PETRÓPOLIS, RIO DE JANEIRO
2011
1. Introdução
O objetivo deste artigo é analisar o efeito da aplicação do sistema de Produção Enxuta no processo produtivo e esclarecer algumas ferramentas utilizadas na implantação para melhorar a competitividade das micro e pequenas empresas.
Segundo Womack (1992) depois da evolução da engenharia de produção, iniciada por Henry Ford, foi a companhia japonesa Toyota Motor Company quem iniciou um grande trabalho de melhoria e aumento de eficiência em relação a produtividade de seus automóveis, através da implantação a filosofia de trabalho chamada manufatura enxuta, também conhecida como Sistema Toyota de Produção (TPS).
A Produção Enxuta esta aliada a uma série de linhas de pesquisa na engenharia de produção. Roldan (2004) fez um estudo do processo da tomada de decisão acoplada ao mapeamento de fluxo de valor, ferramenta base de manufatura. O autor comenta sobre a importância em tomar uma decisão com base em um planejamento elaborado adequadamente e com base em todas as variáveis envolvidas, e não apenas em uma decisão racional, que pode ser correta, mas é decorrente de um ato de sorte.
Roldan (2004) também comentou sobre o acerto do planejamento com a demanda como uma grande vantagem competitiva, pois está relacionada à eliminação de desperdícios, redução de estoques,