Verificação dos ganhos de produtividade na implantação da produção enxuta numa indústria de produtos médicos
Resumo
Este artigo tem como proposta demonstrar os ganhos de produtividade e qualidade obtidos com a utilização de princípios simples da filosofia conhecida como Sistema Toyota de Produção (STP) em uma indústria de produtos médicos de pequeno porte localizada na cidade de Goiânia. O estudo se deu num período de aproximadamente três meses, de janeiro a março de 2011. A linha escolhida foi a de insufladores, que estava passando por um aumento de demanda. A fim de avaliar o desempenho do Sistema, foram utilizados cinco indicadores de desempenho de produtividade e qualidade para realizar a comparação entre o estado anterior e o atual. Através destes indicadores, podemos comprovar o êxito da implementação com números coerentes com os encontrados na bibliografia, sendo bem superiores aos anteriores, o que mostra a eficácia do STP.
Palavras-chave: Sistema Toyota de Produção (STP). Produção Enxuta. Produtividade e qualidade.
Layout em “U”.
1. Introdução
Este artigo tem por objetivo demonstrar como o Sistema Toyota de Produção (STP) traz melhorias significativas com a adoção de ferramentas simples e baixo investimento. A proposta do STP, ou lean manufacturing (manufatura enxuta), consiste em treinar o olho do administrador para procurar as melhorias de uma maneira diferente da tradicional, focando não nas operações em si, mas nos desperdícios, sem perder de vista o valor para o cliente. Ele mostra que a fração que não agrega valor compõe a maioria esmagadora do lead time (também conhecido como tempo de atravessamento, é igual ao tempo de processamento somado com os tempos de parada) e olhar os processos buscando atuar nas perdas em primeiro lugar tem um impacto mais significativo.
Uma vez compreendendo os conceitos dos “sete desperdícios” e os “cinco princípios”, os trabalhadores envolvidos têm a receita para implantar a