Resumo JIT e KANBAN -PCP II
PCP II – O Conceito do Sistema Just in time
O conceito Just in time para a Engenharia de Produção, determina que nada deve ser fabricado, montado, comprado ou transportado antes da hora certa. Esse tempo é determinado pelo mercado, uma vez que o produto só é fabricado depois de vendido. Para que uma empresa consiga trabalhar com o Just in time de forma eficiente, todos os imprevistos devem estar bem identificados e catalogados, é necessária uma estratégia bem pensada de produção. É ideal para indústrias do tipo montadora, onde os produtos chegam semi prontos em forma de peças desmontadas. Nem todo tipo de fábrica se adequa a esse modelo de produção. Sua principais funções são a redução do desperdício e a implantação de processos de produção mais eficientes, para que a empresa não perca credibilidade no mercado. Algumas vantagens do sistema são: estoques reduzidos, menor circulação de produtos e matérias primas pela fábrica e preços finais mais competitivos devido à diminuição dos custos. Desvantagens: atrasos de fornecedor afetam por causa da falta de estoque, a empresa nunca esta pronta para fazer uma entrega imediata, a empresa pode ficar com maquinas e funcionários ociosos se ficar um tempo longo sem vender.
PCP II – KANBAN
Trata-se de um sistema de gestão visual utilizado na indústria para registrar ações. A palavra de origem japonesa pode ser traduzida como “cartão visual”, pode ser utilizado para gestão de estoques e controle de fluxo de peças. Essa metodologia foi criada para integrar o famoso Sistema Toyota de Produção.
Esses cartões ajudam os trabalhadores da indústria a planejarem a produção e controlarem o estoque. A partir da quantidade de cartões disponíveis nos quadros é que se toma as decisões, analisa-se prioridades, faz-se setup de maquinas e até mesmo paradas para manutenção. O sistema Kanban pode ser dividido em dois tipos: de produção e de movimentação. O Kanban de produção é o cartão que