relatório química
O presente relatório tem como objetivo descrever os movimentos unidimensionais de uma partícula de movimento retilíneo uniforme (MRU), movimento uniformemente variado (MUV) e de um corpo em queda livre. O primeiro e segundo serão realizados utilizando um trilho de ar, que foi projetado para minimizar as forças de atrito fazendo com que o corpo se desloque sobre um jato de ar comprimido, o que faz com que o contato direto se elimine entre o corpo e a superfície do trilho em que ele desliza. Na realização do experimento de queda livre relatamos as várias medições de tempo da queda livre de uma pequena esfera metálica através de um cronômetro digital a dois sensores que limitam o percurso representando o início e fim. Em seguida apresenta-se o tratamento de dados com intuído de fornecer a variação do espaço em função do tempo que cada corpo percorreu e suas respectivas velocidades por meio de gráficos e tabelas.
Palavras-chave: Movimento; Uniforme; Variado; Queda-livre; Tempo; Espaço; Velocidade.
OBJETIVOS
Definir conceitos básicos de movimento retilíneo uniforme (MRU), movimento uniformemente variado (MUV) e movimento em queda-livre;
Plotar gráficos com as medidas de intervalo de tempo em função do espaço e a velocidade de um corpo em MU, MUV e em movimento de queda-livre;
Analisar os resultados através de tabelas e gráficos
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
1.1 MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)
Segundo Knight (2009,p.34), um movimento em linha reta no qual deslocamento iguais correspondam intervalos sucessivos iguais é chamado de movimento uniforme.
Observe que o gráfico, posição versus tempo para movimento uniforme é uma reta. Isso vem da exigência de que todos os Δx correspondente ao mesmo Δt sejam iguais. De fato uma definição alternativa de movimento uniforme é: um objeto esta em movimento uniforme se e somente se seu gráfico de posição versus tempo é uma linha reta.