PCNs de Arte e o Teatro
TURMA: 0066
PROFESSOR ORIENTADOR (A): Magda Simone de Toni
CURSO: ARTE TURMA: 0066
Campo Grande – MS,
RESUMO
O estudo aqui apresentado versa sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) sua importância para a educação básica de qualidade e como as diretrizes norteiam o trabalho de artes na educação básica bem como apresentar sua eficiência na formação de um ser pensante e de como usar o ensino do tetro como feramente para alavancar a educação básica do brasil. PALAVRAS-CHAVE: Teatro. PCNs. Escola, Arte.
INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa será apresentado os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da disciplina de Arte e terá uma abordagem direcionada para o ensino do teatro na rede regular de ensino, bem como sua função e importância na formação individual e sobre a qualidade de ensino.
“Não é possível uma educação intelectual, formal ou informal, de elite ou popular, sem arte, porque é impossível o desenvolvimento integral da inteligência sem o desenvolvimento do pensamento visual e do conhecimento presentancional que caracterizam a arte”. Barbosa (1991, p.5)
PCNS DE ARTES E O TEATRO NA ESCOLA
1.1 PCNS
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram elaborados por um grupo de profissionais especializados na área da educação e são ligados ao Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo regulamentar o currículo das disciplinas oferecidas na rede básica de ensino de todo o Brasil. Isso para garantir uma educação igualitária e de qualidade a todos os alunos.
Antes da concretização destas diretrizes houveram outras versões que foram discutidas e abalizadas ate assim chegarem em um consenso de um documento que busca abrangir o melhor conteúdo cultural necessário para a escola.
“[...] espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição [...] perante a sua produção de arte e o