Musicalização
INTRODUÇÃO
De acordo aos PCNs de arte, quando se pergunta por que ensinar arte? Ele responde que o senso de estética, sensibilidade e criatividade são habilidades que se aprende. E não existe melhor ocasião para isso do que nas aulas de arte. Entretanto, a arte é tão importante quanto qualquer outra matéria.
É isso que se refere à arte em geral, pois segundo o Doutor Mário Sérgio Cortela, é preciso lembrar que o termo arte, proposto pela LDB não se refere apenas ao ensino de Artes Plásticas, mas propõe que cada linguagem artística (artes visuais, dança, musica, teatro, etc.) seja avaliada como uma área de conhecimento, e não há momento melhor do que nas aulas de musicalização, ou simplesmente, iniciação musical.
O presente projeto tem como finalidade mostrar a real importância da música na educação infantil, trazendo consigo também inquestionável importância social por se tratar de um direito de todos os educandos, caracterizados por sua inserção na atual lei em vigor, 5.692/71 e se consolidando com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), onde diz da obrigatoriedade da arte (teatro) como área do conhecimento no Currículo da Educação Básica Nacional, e posteriormente pode ser perceber com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), recomendando o desenvolvimento de intervenções educacionais com as artes cênicas (circo, dança e teatro), respectivamente nas series iniciais do ensino fundamental e na educação infantil.
Este trabalho torna-se de grande importância, partindo da constatação de que a aprendizagem musical começa cedo, quando somos bebês, e segue os estudantes por todo seu meio educacional, como também sua vida pessoal. Por conta disso, devemos nos atentar ao seu meio cultural, familiar, escolar e, principalmente, na metodologia e didática empregada pelo educador (escolar).
OBJETIVOS