Pcns de arte e a lei 11.769/2008.
Adriana Santos Pinto
RESUMO
O presente trabalho trás uma breve análise da história do ensino de Arte e Música no Brasil e seus avanços. Abordamos a LDB 9694/96, bem como os PCN-Arte e as lacunas referentes ao ensino de Música nas escolas públicas. Com a promulgação da lei 11.769/2008, tornou-se obrigatório o componente música no currículo escolar, pretendemos verificar e compreender melhor, as regulamentações e quais são os entraves que a Educação Musical ainda enfrenta. A pesquisa aponta para uma falta de sincronia entre as políticas públicas e os vários documentos que regulamentam a educação nacional, e especificamente a Educação Musical.
Palavras-chave: educação musical no brasil. legislação educacional. lei 11.769/2008.
INTRODUÇÃO
A educação brasileira passa por um momento de transição em busca de uma educação de qualidade no ensino público. Dentro das discussões e debates surgem as reformas curriculares como a LBD 9694/96 e mais recentemente a lei 11.769/2008 que garante que a música faça parte do currículo escolar. Entretanto a falta de profissionais e a formação inadequada dos professores preocupam alguns autores.
A convicção de que os currículos na formação de professores de música são inadequados e de que não atendem mais às necessidades e de que, além disso, não correspondem à realidade vivida parece ser geral. Tanto alunos em fase de conclusão de curso como professores são unânimes em afirmar que é preciso urgentemente mudar (Souza, 1997, p. 14).
O anseio da Educação Musical é sair do status de atividade complementar para assumir seu papel pedagógico no ambiente escolar. Para Sobreira“ Há urgência em repensarmos os processos pedagógicos em música e suas implicações políticas, sociais e culturais.” O trabalho foi elaborado com base em documentos oficiais que regulam o ensino, livros, revistas e artigos sobre o tema escolhido tendo como metodologia a revisão bibliográfica.
1- BREVE