Cenários da Educação
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO
ENSINO E APRENDIZAGEM E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.769/08
CLAUDIO GOMES
ERIZANE NUNES
MARIA ISAURA MAGINA
JULIO CEZAR LINHARES AVELLAR
SALVADOR PIRES
Trabalho apresentado ao Curso de Doutorado em Ciências da Educação da Universidad Americana, como um dos requisitos da disciplina Cenários da Educação – Realidades e Possibilidades.
Professor: Dra. Maria Cristina Peralta
ASSUNÇÃO
2015
1 - JUSTIFICATIVA
É importante iniciar esse texto justificando e reforçando o papel da música como mais uma linguagem de comunicação e expressão, na formação integral do homem, bem como, a sua necessidade pedagógica.
Sabemos que fazer música é inerente ao ser humano, afinal, ela “foi a sua primeira manifestação de expressão e comunicação”. Entretanto, para que ele continue a fazer da música um modo de vida, é preciso que domine seu código e saiba o que fazer com todas as suas possibilidades, de forma a atingir a si próprio e aos outros. Ou seja, assim como o aluno precisa aprender a decifrar a linguagem do seu coração e a entender o meio em que vive, deve também utilizar o dó-ré-mi de modo tão natural como decodifica o bê-a-bá. (VICTORIO, 2011, p. 10).
Segundo o PCN (1998), essa afirmativa, estende-se para a educação formal nas unidades escolares, quando diz:
Aprender a sentir, expressar e pensar a realidade sonora ao redor do ser humano, que constantemente se modifica nessa rede em que se encontra, auxilia o jovem e o adulto em fase de escolarização básica a desenvolver capacidades, habilidades e competências em música. Construindo sua competência artística nessa linguagem, sabendo comunicar-se e expressar-se musicalmente, o aluno poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano. (PCN-Arte, BRASIL, 1998, p. 80).
Apesar