O cenário contemporâneo em que se inserem as tecnologias aplicadas a educação.
A Educação a Distância, nas últimas décadas, vem se consolidando como um mecanismo inovador e dinâmico de aprendizagem e ensino. Surge no cenário atual, sob a égide do neoliberalismo, para atender as demanda de qualificação do mundo do trabalho que vem exigindo cada vez mais seres criativos, ágeis e competitivos para desenvolver várias funções em conseqüência das mudanças impostas pelo capitalismo.
Nesse contexto, a EaD se tornou uma forma acessível para que as pessoas conquistem a sua qualificação superando certos obstáculos encontrados na educação presencial como, a distância, horários incompatíveis para realizar os estudos, falta de recursos financeiros, dentre outros.
Vale destacar que, por um lado, essa modalidade de ensino vem conquistando grandes avanços e contribuindo com a formação daqueles que se encontram excluídos do acesso a educação, direito garantido na constituição como fundamental.
Por outro lado, pôde-se observar que a formação oferecida na EaD vem sendo questionada por alguns estudiosos do assunto e os dados apresentados nas reportagens, sobre alguns instituições de ensino que a ofertam , evidenciam que o ensino precisa se repensado nesse quesito.
Em síntese, conclui-se que a EaD vem gradativamente conquistando espaço e com isso, proporcionando a inclusão social e digital daqueles que não têm condições de se inserirem na educação pelos motivos mencionados acima. Entretanto, se torna necessário repensar a prática dessa modalidade de ensino com o desafio de superar os obstáculos que comprometem a sua qualidade, a fim que essa venha se consolidar efetivamente em uma educação de excelência voltada para a formação integral do