Paula rego-
2013
Índice Introdução 3 A vida de Paula Rego 4 Um percurso sobre a sua obra 5 De volta ao básico 5 Red Monkeys 6 The Vivian Girls 7 Girl and Dog 8 And then and some 9 Operas 10 Departures 11 As colagens 12 A fase das avestruzes 14 Edição Peter Pan 14 Edição Branca de Neve 15 O Escandaloso 16
Introdução
Paula Rego é considerada uma das maiores representantes das mulheres dos tempos contemporâneos, junto com pinturas acerca do quotidiano que era a sua visão, muitas historias de embalar têm uma forte referencia.
Alem de ser uma grande pintora também se pode considerar que é uma grande humanistas pois como por exemplo a venda de alguns quadros foi destinadas a organizações com o fim de apoio a vitimas femininas de tortura.
Vive em Londres e pode usar o titulo de "Dama" atribuído pela realeza inglesa a pessoas notáveis.
Este trabalho vai-se focar essencialmente na sua obra, e na medida em que a mesma dá um destaque valorizando as mulheres na sociedade.
A vida de Paula Rego
Paula Rego nasceu a 26 de Janeiro de 1935, em Lisboa. Do seio de uma família republicana e liberal, com ligações às culturas inglesa e francesa, entra na St. Julians School, em Carcavelos, residindo durante a infância e adolescência no Estoril. Incentivada pelo pai a prosseguir o seu desenvolvimento artístico fora do Portugal salazarista dos anos 50, Paula Rego ingressou na prestigiada Slade School of Fine Art, em Londres, com 17 anos. Foi nesta escola que conheceu vários artistas e personagens ligadas ao ramo das artes.
Pintor e crítico de arte, Victor Willing (1928, Alexandria-1988, Londres) tornou-se um dos mais essenciais críticos da obra de Paula Rego, produzindo várias vezes leituras fundamentais do seu trabalho, com quem vem a casar em 1959 e de quem vem a ter três filhos (Carolina, Victoria e Nicholas). De facto, muitas das obras da artista contam com referências explícitas ou implícitas ao marido, salientando-se os trabalhos de