Paula Rego - Mãe
Licenciatura em História da Arte
1º Semestre
Ficha de Leitura
Séc. XX – Paula Rego – Mãe (Mother), 1997
História da Arte Portuguesa nos séculos XIX e XX
Docente: Raquel Henriques da Silva
Trabalho realizado por:
Dóris Costa, nº31263
Ficha técnica
Museu: Centro de Arte Moderna
Nº de Inventário: 98P605
Supercategoria: Arte
Categoria: Pintura
Título: Mãe (Mother)
Autor: Rego, Paula (Lisboa, 1935)
Datação: 1997
Materiais e Técnicas: Pastel sobre Papel e Alumínio.
Dimensões: 180 x 130cm
Incorporação: Aquisição – Março de 1998
Contexto autoral:
Paula Figueiroa Rego nasce a 26 de Janeiro de 1935, em Lisboa. O pai incentiva-a a prosseguir os seus estudos fora do Portugal Salazarista dos anos 50, e assim ingressa na Slade School of Art, em Londres. A artista, ao longo dos anos 60, divide o seu tempo entre Portugal e Londres, mas a partir de 1976 instala-se definitivamente nesta cidade, continuando a visitar Portugal.
A sua obra é influenciada pelo expressionismo e pelo surrealismo. Desenvolve-se em telas de grandes dimensões, nas quais narra histórias frequentemente extraídas dos contos de fadas que lhe eram contados, mantendo assim um fio condutor com a infância.
A narrativa é, para Paula Rego, mais do que o contar distanciado de uma história, é também uma forma de criar um determinado ambiente onde as contradições são mantidas vivas, e não abafadas, e onde as diversas versões do eu se encenam.1
Paula Rego vai fugir aos padrões de beleza, criando figuras rudes, que lutam pelo poder entre gerações. Analisa o drama humano representando-o num cenário doméstico, existindo porem uma dimensão politica. A artista vai relativizar atributos, como a solidão e a sociabilidade, o orgulho e a vergonha, a impotência e o poder, convencendo que todas as pessoas são heróis e vilões.
Contexto histórico:
Um admirador de Eça de Queirós numa época em que este não era bem aceite, o pai de