Inclusão indígena na Universidade: experiências de ensino, pesquisa e extensão
Disciplina: Arqueologia e História das Populações Indígenas
Professor: Jaisson Teixeira Lino
Relatório:
“Inclusão indígena na Universidade: experiências de ensino, pesquisa e extensão.”
Com o objetivo de discutir como serão as políticas de ingresso e permanência dos povos indígenas na Universidade Federal da Fronteira Sul, o Primeiro Encontro Sobre Diversidade na UFFS apresentou uma séria de argumentos sobre a temática dos povos indígenas no meio acadêmico.
As politicas para inserção de indígenas nas universidades ainda estão longe de serem aceitáveis. Além das diversas opiniões divergentes, a própria situação da identidade indígena no Brasil bota em risco os avanços conquistados até o presente momento. Possibilitar a entrada de alunos de origem indígena na Universidade não é o suficiente para alcançar uma igualdade, a Universidade não deve apenas “ceder” vagas a um aluno indígena (pelo sistema de cotas tão discutido e criticado). Além do auxílio financeiro, as questões pedagógicas são muito importantes para a permanência do aluno.
As questões politicas governamentais mal resolvidas quanto ao relacionamento do aluno indígena com a universidade, também se mostram presentes na situação contraria. A dificuldade da criação e execução de projetos de pesquisa e extensão em aldeias indígenas, além de requererem uma série de autorizações e licenças (cuja obtenção é demasiadamente demorada) as lideranças locais, que estão em constante mudança, atrasam a execução dos projetos.
A própria Constituição da Republica impõem limitações aos indígenas, os considerando grupos e não povos, oque ocasionaria no direito de autodeterminação dos povos, defendido pela ONU, assim os “povos” indígena são tutelados pelo Estado e correndo o risco de perder sua identidade.