Resumo Teologia Contemporanea
Josiane A. da Rosa Zubek
Prof. Denise
Prof. Alexandre Machado Ferraz
Instituto Teológico Quadrangular – ITQ
Curso Livre em Teologia (3ºª Série) Teologia Contemporânea
01/10/2012
1 CAPÍTULO 1
No primeiro capitulo veremos que o pensamento moderno gerou uma desagregação geral e que cada nação passou a desenvolver e civilizar por si só. Generalizou um ceticismo com relação às possibilidades de cultura da civilização ocidental. Estimulado pelo circulo humanista de Florença produziu-se um intelectual do nível de Pico de La Mirandola, e que defendeu uma religião leiga que fundisse o Helenismo, Cristianismo e Judaísmo. Surgiu um novo tipo de cabalístico de neo-platonismo, buscando o homem infinito. O Renascimento foi o novo nascimento da Antiguidade classica do humanismo italiano procuravam na verdade centralizar o homem ao invés de Deus ser o centro. O Empirismo gerou a Filosofia moderna e rompeu radicalmente com a tradição metafísica
A partir de Tomás Hobbes se apregoou o naturalismo moderno sistema completo de filosofia da experiência. João Locke (1632-1704) defendeu que exclusivamente pela experiência se estabelecia o conhecimento. Com Davi Hume ( 1711-1776) o empirismo chegou a seu epilogo irracionalista. Ele rompeu definitivamente com a metafísica. Com Schleiermacher deu-se o início da Teologia Moderna no inicio do século XIX. Ele foi educado dentro da visão da Teologia petista. Estudou ali até 1785, e foi transferido para o seminário de Barby onde teve cntato com algumas obras de Kant e Goethe correntes teológicas Histórico-críticas e que eram literaturas proibidas. Em 1794, Schleiemacher tornou-se pastor em Lansberg.
De 1796-1802 foi capelão do Hospital de caridade de Berlin. De 1787 e 1804 havia se desenvolvido o classicismo por construção da poesia de Goethe e a partir de 1790 surgiu o romantismo na Alemanha.
Com Schleiemacher, teve inicio o Liberalismo Teológico, que teve surgiu