BIOSSEGU
Departamento de Saúde
Disciplina: Medidas de Biossegurança
Docente: Edimar Caetité Jr
Discente: Pedro Paulo Cerqueira Maciel
Resenha analítica do tema: Saúde e Segurança do Trabalho: Agentes de Risco e Insalubridade
Safira Ferreira de Melos Rios é Bacharel em Engenharia de Materiais e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Esta concluiu suas duas graduações na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
A saúde é um tema bastante discutido entre toda a população mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMG), podemos defini-la como: “Saúde não é apenas a ausência de doença, mas a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social”.
De inicio a engenheira abordou a respeito da Revolução Industrial, onde nos informou que os grandes empresários não se preocupavam com a saúde dos seus funcionários, entretanto com a quantidade de produção. Estes empregados chegavam a trabalhar por até 16 horas por dia e muitos se matavam por não suportarem essa situação caótica e estressante.
Em seguida foi abordado a respeito da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – seção VIII, artigo 189, que diz a respeito das atividades insalubres “Insalubridade em termos laborais significa "o ambiente de trabalho hostil à saúde, pela presença de agentes agressivos ao organismo do trabalhador, acima dos limites de tolerância permitidos pelas normas técnicas” (Qualidade Brasil) ou perigosas “A periculosidade em saúde e segurança do trabalho, por sua vez, é a caracterização de um risco imediato, oriundo de atividades ou operações, onde a natureza ou os seus métodos de trabalhos configure um contato permanente ou o risco acentuado” (Qualidade Brasil)
A palestrante ainda comentou que no campo da saúde ocupacional, a Higiene do Trabalho é uma ciência que trata do reconhecimento, avaliação e controle dos agentes agressivos possíveis de levar o empregado a adquirir doença profissional, quais sejam: Agentes