Patrologia
Portifólio 01/2014
Centro Universitário Claretiano
Teologia
Atividades de Portifólio
Josias Abdalla Duarte
CAMPINAS
2014
1 – INTRODUÇÃO:
Estudo sobre a Patrologia, ciências que estuda a vida e os ensinamentos dos santos padres do inicio da Igreja Católica. Os Santos Padres foram os pais da fé da igreja de hoje, pois foram eles que defenderam a sã doutrina enfrentando as heresias do começo do cristianismo bem como as perseguições romanas e bárbaras.
2 – OBJETIVOS:
Compreender o lugar da Patrologia dentro do quadro de disciplinas que integram a Teologia.
Estudar os primeiros escritos elaborados a partir da revelação do Cristo e considerar o lugar deles na constituição da doutrina da Igreja.
3 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
PATROLOGIA.
As palavras: Pai e Estudo deram significado à palavra Patrologia, portanto Patrologia é a ciência que estuda os pais da igreja católica. A palavra Pais toma o significado de quem nos guia espiritualmente e intelectualmente.
Ainda hoje a palavra pai/padre e designada aos sacerdotes das paróquias do Brasil. Dizer que a palavra doutor da igreja é o mesmo que pai da igreja está correto, assim, dizer que Patrologia significa uma ciência que estuda os padres da igreja e seus escritos no sentido eclesial define plenamente o que a palavra quer dizer.
Os padres estudados na patrologia são homens ilustres no sentido doutrinário catequético e litúrgico da igreja e tem como objetivo avaliar e estudar a doutrina pregada desde os primórdios da igreja até o século VII.
Na apostila do Centro Universitário Claretiano o Professor Pe. Ronaldo Mazula nos diz: “são considerados Santos Padres os escritores que preenchem quatro critérios: 1- Ortodoxia (fidelidade ao ensinamento de Cristo e do magistério); 2- Santidade de vida (viveram e praticaram os ensinamentos de Cristo e da Igreja; 3-