Patrologia
PATROLOGIA
Professor Pedro José
Paulo Eduardo Junior
07/10/2013
TEÓFILO DE ANTIOQUIA
1. VIDA
Teólogo, escritor cristão apologista e patrístico do período pré-nissênico originário de uma localidade situada perto do rio Eufrates, nos arredores da cidade síria ou Assíria, sua terra natal situa-se entre os rios Tigres e Eufrates. Ele era considerado o último apologista de renome do Século II e o único, dentre eles, elevado ao episcopado. Seus dados biográficos são pouco conhecidos, porém se acredita que descendia a uma família pagã, que recebeu excelente formação literária e converteu-se ao cristianismo já adulto, após ter conhecido e estudado profundamente as Sagradas Escrituras dos santos profetas. Segundo Eusébio de Cesaréia (263-340), na sua História Eclesiástica, ficou conhecido como o sexto bispo da Igreja de Antioquia, depois dos apóstolos, ou o quinto sucessor de Pedro de Antióquia. Embora nada se saiba a respeito de sua morte ou de outros detalhes ou circunstâncias de sua vida, pode-se afirmar que era bispo de Antioquia (169-170).
2. OBRAS
Sua produção literária foi extraordinariamente extensa, embora pouca coisa tenha sido registrada pelos historiadores. Sabe-se que foi o autor do A Autólico, elaborado na segundo metade do século II, um escrito apologético conservado, dividido em três partes, dirigido ao seu amigo Autólico: Três Livros a Autólico (179-181). Foi o primeiro autor cristão a ensinar explicitamente que os livros do Novo Testamento procedem de autores inspirados e, assim, possuíam valor análogo às antigas Escrituras.
Eusébio de Cesaréia, por exemplo, afirma que "De Teófilo que citamos como bispo de Antioquia, possuímos três livros elementares A Autólico e outro intitulado Contra a heresia de Hermógenes, no qual utiliza testemunhos tiradas do Apocalipse de João. Possuímos ainda outros livros catequéticos. Como também naquele tempo, os hereges corrompiam não menos que em outros tempos, como a zizânia, a semente pura