Clemente de Alexandria
1.Vida
“Titus Flavius Clemens” Descendente de pais Pagãos, nasceu com muita probabilidade em Esmirna (hoje Izmir, na Turquia) por volta do ano 135-150.Oriundo de uma família pagã, socialmente acomodada, dedicou o tempo a viajar, em busca de um mestre que o pudesse responder ás suas ânsias de encontrar o caminho da verdade. Descobriu uma personagem, Panteno. Converteu-se já adulto ao Cristianismo e terá chegado ao presbiterado.
Em 180,fixou-se em Alexandria. Aí cresceu intelectualmente junto a Panteno , a quem por volta do ano 200,virá a suceder como mestre da escola de Alexandria. A perseguição de Septímo por volta do ano 202/203,visou , com especial intensidade as pessoas, instituições ligadas á cultura : Os mestres e as escolas tiveram que ocultar-se diante de uma ira perseguidora. Obrigou Clemente a deixar a cidade provavelmente para a Capadócia, para junto do seu amigo Alexandre, que viria a ser bispo de Jerusalém. Viria a falecer por volta do ano 215 sem assim poder regressar a sua cidade e á sua escola.
2.Obra
As obras de Clemente ajudam a conhecer, interiormente a pessoa de que a história quase não nos fala.
Não obstante as suas hesitações, o Alexandrino fez render a formação filosófica recebida e pô-la ao serviço da fé que professava. Clemente merece ser reputado como primeiro sábio cristão. Conhecia a fundo não somente a Sagrada Escritura que era a sua referência principal contudo apoia –se ainda na filosofia platónica e estóica e na cultura .Com estes pressupostos, pretendia-se dirigir aos pagãos cultos, principais destinatários das suas obras; e podia, também ajudar os cristãos a descobrir razões da sua fé.
a) Obras perdidas
Eusébio é, uma vez mais a principal fonte para o conhecimento das obras de Clemente, que se perderam, total ou parcialmente, fala-nos de uma obra que comentava a sagrada Escritura, incluindo alguns livros não canónicos. Restam alguns fragmentos. Chegaram até nós algumas citações de