graduanda
FICHAMENTO COMENTADO DO LIVRO “HUMANO, DEMASIADO HUMANO” DE FRIEDRICHE NIETZSCHE
Campo Mourão,
2013
NIETZSCHE, F.W. Humano, demasiado humano. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo. Companhia das letras, 2005.
Tema do Fichamento – A concepção de Homem.
Pág.239.
P. 483
“Inimigos da verdade- Convicções são inimigos da verdade mais perigosos que as mentiras”.
Quem é muito convicto de algo, acaba ficando cego para ver a realidade, que às vezes só enxergamos com outros olhos. Quando se tem a certeza de algo, não se busca ter provas para se comprovar.
Pág.239
P:484.
“Mundo às avessas- Criticamos mais duramente um pensador quando ele oferece uma proposição que nos é desagradável; no entanto, seria mais razoável fazê-lo quando sua proposição nos é agradável”.
Quando surge um pensador com uma idéia diferente da que temos (mesmo que esteja certo) não se é dado atenção, é ignorado, e criticado por experimentar o novo. Muitos não buscam entender e já criticam principalmente se é uma verdade que o ser humano busca esconder de si mesmo e dos outros. O ser humano gosta apenas de ouvir o que lhe é agradável, a população hoje em dia não suporta mais o sofrer, joga os problemas para os outros resolverem, e quando tem alguém que lhe diz apenas o que se quer ouvir vira um aliado. Ou então tem os medíocres que se acham superiores o bastante, que acham que sabem de tudo e que aprender algo com outro seriam impossíveis.
Pag:239
P: 485
Ter caráter - Um homem parece ter caráter muito mais frequente por seguir o temperamento do que por seguir sempre seu temperamento do que por seus princípios.
O que forma o caráter de um homem não é seu temperamento, mas sim seus princípios, mas que na verdade o próprio homem não enxerga isso.
Pág.240 p.492
“A profissão certa-