patrimonio
Disciplina: Contabilidade Geral
Professora:
Semestre: I – noturno
PATRIMÔNIO
Como já foi mencionado o objetivo da Contabilidade é o CONTROLE DO PATRIMÔNIO. Mas, de que forma é feito esse controle?, o controle é feito através da COLETA, ARMAZENAMENTO E PROCESSAMENTO das informações oriundas dos fatos que alteram a massa patrimonial. Portanto, podemos definir Contabilidade como o sistema de informação que controla o patrimônio de uma entidade.
Uma entidade contábil é o conjunto patrimonial pertencente a uma pessoa jurídica ou física. No caso de pessoa jurídica, esta pode ser com ou sem fins lucrativos.
1. CONCEITO
O termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencente a uma pessoa ou a uma empresa. Compõem-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em Contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos.
Relacionando-se, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma empresa ou pessoa. E necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. Por exemplo, se você disser que tem um patrimônio e não fizer referência à dívida com o banco financiador ( em caso de ter sido adquirido através desse sistema de crédito), sua informação é incompleta.
Em Contabilidade, a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.
PATRIMÔNIO DE UMA PESSOA OU EMPRESA
Bens
Direitos(a Receber)
Obrigações ( a serem pagas)
Podemos definir Patrimônio como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.
1.1. BENS
São todos os elementos materiais e imateriais que integram o patrimônio.
Segundo a Economia, bens são todas as coisas que servem para satisfazer uma necessidade humana.
Quando dizemos que algo é um bem patrimonial, isso significa que ele pode ser avaliado em