Reutilização de resíduos
É a separação correta dos resíduos que permite o tratamento, a racionalização de recursos e facilitará a reciclagem. Se houver mistura de resíduos de classes diferentes, um resíduo não perigoso pode ser contaminado, podendo tornar-se perigoso, o que dificultará seu gerenciamento e aumentará os custos e riscos associados.
Separar corretamente os resíduos reduz riscos de contaminação do meio ambiente, do trabalhador e da comunidade. É mais fácil manusear e acondicionar resíduos de forma adequada do que fazer a recuperação de recursos naturais contaminados e o tratamento de saúde dos colaboradores envolvidos com os resíduos.
É importante identificar quais serão as formas de manuseio e acondicionamento dos resíduos. Eles permitirão que a maior parte dos resíduos seja reutilizados ou reciclados, já que determinados resíduos podem literalmente virar lixo se forem acondicionados de maneira incorreta.
Dicas para a Separação de Resíduos:
Faça a separação no local de origem do resíduo;
Os resíduos que podem gerar condições perigosas quando juntos devem ser separados;
Evite a mistura de resíduos de classes distintas de periculosidade ou incompatíveis entre si.
Facilite seu trabalho:
A Resolução CONAMA 275/01 orientou as cores que podem ser usadas para a identificação dos diferentes tipos de resíduos, conforme mostra o quadro abaixo:
(*) não reciclável ou misturado ou contaminado, não sendo possível a separação.