Reutilização de Resíduos - Óleo Usado
REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS: ÓLEO USADO
INTRODUÇÃO
É de extrema importância o manejo do óleo de cozinha usado, pois na maioria das vezes as pessoas efetuam o descarte desse resíduo de forma equivocada, quase sempre o destino é o ralo da pia, isto certamente vai acarretar em diversos problemas ambientais afetando a sociedade como um todo.
Felizmente algumas empresas e instituições, estão se empenhando em estudos, capacitação e investimentos no que diz respeito a reciclagem e reaproveitamento desse resíduo na produção de tintas, sabões, sabonetes, biodiesel bem como projetos comunitários.
ORIGEM
Extraído de diferentes tipos de sementes e utilizado como fonte de alimento, o óleo comestível constitui um produto de grande interesse econômico e objeto de intensa atividade comercial, ele é composto por triglicerídeos, que são formados da condensação entre glicerol e ácidos graxos. Óleos comestíveis são misturados de substâncias gordurosas de origem animal ou vegetal que se extraem de diferentes tipos de sementes, da polpa de alguns frutos e também de certos tecidos animais. Os óleos de origem animal têm aplicação restrita da alimentação humana; são mais utilizados como complementos vitamínicos e como reconstituintes. Entre eles se inclui o óleo de fígado de bacalhau, que contém iodo, enxofre, fósforo e vitaminas A e D. Os óleos vegetais, extraídos dos frutos e sementes das plantas oleaginosas, são usados na alimentação humana como tempero em frituras e refogados. As plantas oleaginosas são aquelas que apresentam grandes concentrações de substâncias gordurosas dos frutos ou sementes, dos quais se extraem óleos comestíveis ou industriais. A designação não tem cunho sistemático e inclui espécies de famílias diferentes. Distingue-se, no uso corrente, das plantas aromáticas, de cujas flores, folhas, raízes ou tronco se extraem os óleos essenciais para a fabricação de perfumes e outros produtos. A maior parte dos óleos