Descarte de Óleo
1. Introdução O artigo têm como tema principal o descarte e a reutilização de óleo doméstico, muito utilizado para fazer frituras, etc. Estes resíduos, se descartados incorretamente (como no ralo da cozinha), pode entupir canos e também danificar a tubulação. Quando descartado no solo causa a impermeabilização, impedindo a infiltração da água. Isso destrói a vegetação e colabora para aumentar o drama das enchentes.
O acúmulo de óleo nas represas dificulta o sistema de tratamento da água chegando a impossibilitar a sua utilização para consumo humano.
De acordo com informações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), um litro de óleo de cozinha tem a capacidade de contaminar cerca de 25 mil litros de água. Uma quantia, mesmo que pequena, do produto leva 14 anos para ser totalmente absorvida pela natureza.
Ao final do artigo, pretende-se que tem tenha sido esclarecida a importância do descarte e reutilização do óleo, para informar de uma forma clara e simples, para entendimento geral, o que o descarte de tais resíduos causa na natureza, como por exemplo, 1 litro de óleo pode poluir mais de vinte e cinco mil litros de água, causando problemas na fauna e na flora destes habitats tão importantes, como também pode impermeabilizar o solo, impedindo a irrigação e a entrada de água na terra.
2. Metodologia
Para comprovar a impermeabilidade do solo contaminado com óleo, realizou-se o seguinte experimento:
Em duas garrafas pet construiu-se uma espécie de filtro feito de pedregulhos e terra. Em seguida colocou-se água para limpá-los. Em seguida colocou-se óleo em um deles. Esperou-se um dia para que o óleo aderisse a terra do filtro. No dia seguinte inseriu-se 250mL água em cada um dos filtros. Cronometrou-se o tempo que a água demorou para ser filtrada, anotou-se os volumes de água e óleo filtrados e o número médio de gotas por minuto.
Um método muito eficiente de reutilizar o óleo de