descarte correto de óleos e gorduas

294 palavras 2 páginas
ÓLEOS E GORDURAS
O descarte inapropriados de óleos e gorduras traz sérios problemas ambientais. Lançado na rede de esgoto doméstico, por exemplo, faz cair a eficiência das estações de tratamento, preparadas para tratar resíduos orgânicos, mas não os óleos. Já na rede de drenagem pluvial, pode haver acúmulo de óleos e gorduras nas paredes das manilhas de concreto, feitas de material mais rugoso, podendo causar entupimentos. Nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres vivos que necessitam de oxigênio.
Recomenda-se coloca-lo em recipientes como garrafas de plástico ou vidro e entrega-lo em um posto de entrega de óleos de fritura e depois o óleo é encaminhado à reciclagem. Utilize e descarte o óleo de maneira adequada e consciente, o óleo não deve ser descartado na pia, privada ou esgoto. Procure postos de coleta ou reciclagem.

O plástico é um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do plástico reciclado.O plástico reciclado tem praticamente todas as características do plástico comum.
Importância
A reciclagem do plástico é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o plástico ou compramos plástico reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza, poluindo rios, lagos, solo e matas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de plástico gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em empresas e cooperativas de catadores e recicladores de materiais reciclados.

Relacionados