Descarte de óleos
Óleo Solúvel
É conceito unânime na indústria que o óleo solúvel é um elemento fundamental para a qualidade final do produto processado, além de prolongar a vida das ferramentas de corte.
A importância do óleo solúvel é vital para a produção em grandes escalas em vários setores da indústria mecânica, predominantemente na utilização em máquinas ferramentas como retíficas, centros de usinagem, mandrilhadeiras, rosqueadeiras, etc., ou ainda na laminação/trefilação de metais, estes no setor de transformação de materiais. A função específica do óleo solúvel é a minimização do calor produzido entre a ferramenta de corte e a peça que está sendo usinada/conformada através da remoção de material e da geração de cavacos; a energia através do atrito gerado é muito alta, o que proporciona temperaturas altíssimas, havendo portanto a necessidade de um fluido refrigerante.
Existem pesquisas e desenvolvimentos, de alguns fabricantes de ferramentas de corte, que atuam sem nenhum tipo de refrigeração ou ainda com uma quantidade mínima de lubrificante como, por exemplo, das ferramentas com coberturas especiais ou cerâmicas (insertos intercambiáveis) para os processos, principalmente de torneamento ou mandrilhamento. Estes produtos já são utilizados no mercado há aproximadamente 20 anos nestas operações específicas, porém, em casos onde não pode ser dispensada a refrigeração por fluidos de corte, normalmente ocorre a análise e melhoria contínua dentro das empresas com o objetivo de aumento de produtividade, redução de custos, qualidade dos produtos produzidos, consciência ecológica e não agressão ao meio ambiente, sendo este o tema desta matéria.
Descarte Ideal do Óleo Solúvel (Filtragem)
A utilização do óleo solúvel requer cuidados especiais com relação à remoção (filtragem) dos sólidos gerados durante a operação, pois os sistemas de máquinas ferramentas utilizam um circuito fechado com um volume pré-determinado de óleo, o qual