dicionário de patologia
1. Adenoma: neoplasia epitelial benigna que apresenta modelo glandular ou tumor derivado de glândula.
2. Anaplasia: ausência de diferenciação das células tumorais
3. Angeogênese : significa literalmente a criação de vasos sanguíneos novos. A palavra “angio” significa vasos sanguíneos quando a “génese” significar a criação.
4. Apoptose: ou morte celular programada quando a célula é privada de fatores de crescimento, o DNA ou as proteinas são danificados sem reparo, a célula se suicida.
5. Arterosclerose: doença é progressiva e provoca o entupimento dos vasos sanguíneos dificultando ou até mesmo impedindo a circulação do sangue.
6. Ateroma: são placas, compostas especialmente de lipídeos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. Acumulam-se progressivamente no vaso, podendo chegar a obstrução total do mesmo e, possivelmente, ocasionando isquemias teciduais.
7. Aterosclerose: Aterosclerose, é uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde.
C
8 Caquexia: é uma síndrome complexa e multifatorial, que se caracteriza pela perda de peso, com predominante perda de massa corpórea e tecido adiposo.
9 Carcinoma: tipo de câncer de pele mais comum, constituindo 70% dos casos - mas, felizmente, é o tipo menos agressivo. Ele leva esse nome por ser um tumor constituído de células basais, comuns da pele.
10 Cariólise: Forma de necrobiose na qual o núcleo de uma célula intumesce e perde gradualmente a cromatina.
11 Cariorrexe: é a fragmentação destrutiva do núcleo de uma célula doente na que asua cromatina se distribue irregularmente pelo citoplasma.
12 Cianose de extremidade: é um sinal ou um sintoma marcado pela coloração azul-arroxeada da pele
13 Cisalhamento: Age tangencialmente na superfície interna do vaso e tende a “raspar” as células endoteliais.
D
14 Diapedese: é a capacidade que determinadas