Psoríase
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
TURMA TE5
ROGER SOUZA
ESTUDO DE CASO: PSORÍASE
RIO GRANDE
2014
ROGER SOUZA
ESTUDO DE CASO: PSORÍASE Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação do componente curricular assistência de enfermagem ao clientes/paciente em tratamento clínico – Módulo III.
Orientadora: Luciane.
RIO GRANDE
2014
1 INTRODUÇÃO
O estudo de caso sobre psoríase foi desenvolvido no curso técnico de enfermagem do Senac/RS, durante o segundo semestre letivo de 2014, quando estava sendo ministrado o componente curricular de assistência de enfermagem a cliente/paciente em tratamento clínico – Módulo III, sob orientação da docente/enfermeira Luciane Werk Lima.
Impende destacar que, o presente estudo de caso não considerará o histórico de um paciente, com isso, observa-se inicialmente a fisiopatologia da psoríase, conceituando-a e apresentando seus sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e suas complicações.
Após ser discorrida a abordagem sobre a fisiopatologia da psoríase, contata-se o enfoque nos cuidados de enfermagem ofertados ao enfermo de psoríase. Por fim, são tecidas as considerações finais.
2 FISIOPATOLOGIA DA PSORÍASE
Fisiopatologia consiste na identificação do funcionamento do organismo acometido por determinada enfermidade, nesse caso será observada as circunstâncias que envolvem um organismo humano portador de psoríase.1
2.1 CONCEITO
A Sociedade Brasileira de Dermatologia durante a elaboração do consenso brasileiro de psoríase e guias de tratamento, nos termos de seu manual definiu a psoríase da seguinte forma: “Psoríase é doença inflamatória crônica da pele e articulações, imuno-mediada, de base genética, com grande polimorfismo de expressão clinica.”
2.2 SINAIS E