Assistente
AUTORES
JULIANO MACHADO DE MAGALHÃES
Universidade do Vale do Rio do Sinos julianommagalhaes@gmail.com FRANCISCO FERNÁNDEZ DONOSO
Universidade do Vale do Rio dos Sinos francisdonoso@yahoo.com.br PEDRO LUCAS DE RESENDE MELO
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo resendemelo@hotmail.com Resumo
Os administradores de empresas não podem ser omissos a cerca dos resíduos que são gerados nas atividades industriais pelas quais são responsáveis. Muitas dessas atividades geram resíduos que agridem o ambiente. Apesar desse caráter negativo, os resíduos podem gerar oportunidades de ganhos, tanto econômicos, como ambientais. A reciclagem de resíduos pode envolver processos variados, gerando fontes de matérias-primas para outros produtos ou fontes energéticas. Nesse artigo, concentra-se o interesse na reciclagem de óleos minerais através do re-refino. Analisam-se as diversas etapas dos processos industriais, desde a coleta, até o produto acabado. Apresentam-se dados sobre a atual situação do re-refino de óleos no
Brasil e perspectivas futuras em um cenário promissor, uma vez que se encontra apoiado nos interesses econômicos industriais, na legislação, na escassez de recursos naturais, na necessidade de diminuir a contaminação ambiental e nas forças políticas e sociais. Como ilustração, apresentam-se alguns dados de duas das maiores empresas nacionais dedicadas ao re-refino. Aponta-se ainda para as oportunidades que o tema da reciclagem apresenta como matéria de estudo e aprofundamento teórico.
Palavras-chave: Ciclo de vida de produtos. Re-refino. Óleo. Reciclagem. Reprocessamento.
Abstract
Company managers cannot neglect residues that are generated from industrial activities they are responsible for. Many of these activities generate residues that harm the environment. In spite of this negative characteristic, residues may give way to both economical and environmental profitable opportunities.