Toque terapéutico Humanizado
Pâmella* KÉSSIA, Neirilane* FERREIRA, Juan* RAMON, Anna** CHRISTINNA
* Aluno de Graduação em Fisioterapia – Estácio FIC
** Professora Doutora em Recursos Terapêuticos Manuais – Estácio FIC
1. Introdução
O cuidado ao paciente gravemente enfermo, em um contexto moderno, não deve ser direcionado somente à patologia e aos cuidados referentes a ela, e sim voltar-se à assistência humanizada vendo o ser humano como um ser holístico, que além da patologia possui sentimentos, anseios, medos e dor. Acima de tudo, não se trata de um corpo doente, mas de um indivíduo que necessita de atenção e cuidados na fase mais crítica e vulnerável de sua vida: a doença.
O Toque Terapêutico (TT) é uma técnica contemporânea de terapia complementar desenvolvida na década de 70. Esta técnica tem-se revelado um excelente meio não invasivo, utilizado por profissionais de saúde como complemento da terapia ou tratamento utilizado nos doentes. O TT é uma forma de tratamento complementar que acompanha outros procedimentos, ajudando na evolução do bem-estar e da sua forma de estar perante a doença.
Nesse sentido o TT é uma forma de humanizar o cuidado de fisioterapia, uma vez que poderá ser incluído de modo a complementar o tratamento ao paciente gravemente enfermo em Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I.).
2. Metodologia
Nas Unidades de Terapia Intensiva, as terapias alternativas vêm complementar, e não suplantar as terapias tecnológicas modernas. Muitos estudos comprovam sua eficácia para reduzir ansiedade, estresse e dor – sintomas inerentes às doenças agudas e crônicas. Podemos intensificar o processo de cura, visto que elas auxiliam no controle do estado emocional do paciente, o que por sua vez afeta seu estado fisiológico. (CINTRA, et al 2001, P.7)
É notável o confronto diário com essa realidade em nossas UTIs, onde o paciente fica