Padronização
Objetivou-se preparar e padronizar uma solução de NaOH 0,1 mol/l.
OBJETIVO 2:
Determinou-se o teor de Ácido Acetil Salicílico em medicamentos, por titulação direta.
INTRODUÇÃO (FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA)
PARTE I:
No experimento realizamos o experimento de preparo e padronização de NaOH 0.1 mol/l. A padronização foi feita por titulação com uma solução padrão de biftalato de potássio, utilizando-se como indicador a fenolftaleína.
A análise volumétrica, também conhecida como volumetria, consiste na análise química quantitativa da concentração de uma solução a partir de uma solução padrão.
Na análise volumétrica, a solução de concentração conhecida é designada por solução titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar a designada por solução titulada.
O titulante é adicionado ao titulado até que se atinja a quantidade estequiométrica. A titulação termina quando se atinge o ponto final da reação ou ponto de equivalência da reação. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores ou instrumentalmente. Quando se utilizam os indicadores, esta variação é facilmente detectada, pois corresponde a uma alteração de cor.
Numa titulação ideal, o ponto final visível coincidirá com o ponto final estequiométrico. Na prática, há sempre uma pequena diferença, que constitui o chamado erro de titulação.
Titulação é o processo de adição de quantidades discretas de um dos reagentes, geralmente com o auxilio da bureta, no meio reacional para quantificar alguma propriedade. Quando se pretende encontrar uma concentração, a titulação é um procedimento analítico e, geralmente são feitas medidas de volume, caracterizando as titulações volumétricas; mas, em alguns casos, pode-se monitorar a variação gradual de outra grandeza, como a massa, caso das titulações gravimétricas, ou a