Tecnicas de nego
Destes conceitos extrai-se a importância de que se reveste o tema comunicação no contexto de atuação do enfermeiro. Os textos analisados são acordes em destacar a relevância do processo comunicacional no relacionamento interpessoal enfermeiro-paciente.
Um estudo aponta a comunicação como componente integrante do processo de humanização e integralidade da assistência, destacando que, para a prática humanizada, torna-se necessária a valorização da comunicação por parte dos profissionais com os pacientes e familiares. (texto 1, pág. 485)
Outro estudo destaca que é a partir dos processos de comunicação que se atinge um dos objetivos da assistência de enfermagem: levar o paciente a participar dos esquemas terapêuticos. Tanto a interrupção do tratamento como a não adesão estão relacionadas à incompreensão das informações pelo paciente decorrente de uma comunicação ineficaz. (texto 2, pág.55).
Ser competente em comunicação é uma habilidade fundamental a ser adquirida pelo enfermeiro, sendo ele docente ou atuante em outra atividade prática do cuidar. Sustentam um dos textos analisados que essa habilidade lhe possibilitará um cuidar consciente, verdadeiro e transformador. (texto 06, pág.633).
O uso de estratégias comunicacionais é o centro do suporte emocional em cuidados paliativos. Habilidades para escuta, questionamento, exploração de sentimentos e feedback são ferramentas necessárias para