Reutilização de residuos
No setor sucroenergético, praticamente nada se perde e tudo se transforma. As unidades do Grupo São Martinho mantém um conjunto de esforços em toda a área agrícola e industrial com o objetivo de aumentar a produtividade e otimizar o uso dos resíduos.
• Vinhaça: Resíduo líquido da destilação para produção do etanol, é rica em potássio, um nutriente necessário à adubação da cana-de-açúcar. Através de processos rigorosamente controlados a vinhaça é aplicada para fertirrigação através do sistema de aspersão em grande parte dos nossos canaviais.
• Torta de Filtro: Gerada na clarificação do caldo de cana, é rica em fósforo e matéria orgânica. A torta de filtro produzida passa por um processo de mistura que é complementado com nutrientes pela companhia, formando um composto que supre as necessidades nutricionais da cultura de cana-de-açúcar.
• Biofábrica: Para diminuir os impactos ambientais gerados pelo uso de defensivos agrícolas, uma biofábrica foi implantada para produção dos inimigos naturais das principais pragas que atacam a cultura da cana-de-açúcar. A Biofábrica é formada por dois laboratórios, um de Entomologia para a produção da vespa (cotesia flavipes), destinada ao controle da larva (broca da cana), e o laboratório de fungos, para a produção de Metahrizium e Beauveria que controlam a cigarrinha e o bicudo da cana.
• Uso Racional da Água: A companhia investe em projetos para diminuir o uso da água nos processos de produção de açúcar e etanol, reduzindo a captação de água do meio ambiente tanto na área agrícola quanto na área industrial.
• Bagaço da Cana: A partir da moagem da cana de açúcar, são gerados o caldo e o bagaço. O caldo é posteriormente transformado em açúcar e etanol e o bagaço é utilizado como o combustível principal das caldeiras. A queima do bagaço nas caldeiras gera o vapor necessário á movimentação das turbinas dos geradores, produzindo a eletricidade necessária ás demandas da planta durante o período de