Correias transportadoras
São ainda utilizadas em vários processos com o propósito de manter um transporte continuado de materiais, com segurança e economia de operação, versatilidade, confiabilidade. Atendendo com maior eficácia às restrições ambientais,sendo assim mais completa que outros meios de transporte.
Partes da correia transportadora:
Correia: analisada como a parte principal do equipamento, principalmente por esta em contato direto com o elemento a ser transportador, ela é selecionada baseando-se em alguns pontos.
* temperatura do material
* tipos de roletes
* o tipo de material transportado
Tambor: Construídos normalmente em aço, têm como função principal tracionar a correia para o funcionamento, onde está acoplada a motorização. De acordo com sua montagem, os tambores podem ser lisos ou revestidos, e de formas diferentes.
• Abaulados, utilizados onde se necessita melhorar o alinhamento da correia;
• Planos, utilizados para aplicação em geral;
• Nervurados, utilizados para o transporte de materiais muito abrasivos ou granulados, que podem aderir a correia.
Roletes: são um conjuto de rolos geralmente cilíndricos, eles efetuam rotação em torno do seu próprio eixo instalados com o objetivo de dar suporte á movimentação da correia e servir como guia.
* Roletes de impacto - roletes localizados no ponto de descarga do material sobre a correia transportadora, destinando-se a suportar o impacto deste material sobre a correia. • Roletes guias, são rolos colocados verticalmente em relação a borda da correia, tendo como função guiar a correia
• Bica de descarga, é um dispositivo afunilado destinado derramar o material na correia transportadora de modo a carregá-la e sem transbordamento da carga.
Acionamento: acoplado ao tambor