Análise de viabilidade econômico-financeira: estudo de caso da loja lepeti baby
3086 palavras
13 páginas
ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA: ESTUDO DE CASO DA LOJA LEPETI BABYALESSANDRA SILVA SOARES
ERACELIO EDMAR BREMEMKAMP BARBOSA1 FLAVIA SALLES NUNES PEREIRA
APRESENTAÇÃO DA TEMÁTICA
A área de finanças está presente na vida de toda população, tanto física como jurídica. Segundo Gitman (2010, p. 3 e 4), finanças pode ser definida como arte ou ciência de administrar os fundos, entre pessoas, empresas e governos. Os principais grandes segmentos dessa área são: serviços financeiros e administração financeira. Este último, diz respeito ao controle das finanças de todos os segmentos empresariais, que envolve administração de caixa, orçamentos, previsões financeiras, administração do crédito, análise de investimentos e captação de fundos.
Sendo a análise financeira uma área vinculada à administração financeira, é por meio dessa atividade que se possível identificar, por entre demonstrações os pontos fortes e fracos de uma organização, utilizando as informações para ajudar a antever condições futuras, obtendo uma comparação do desempenho da empresa com outras do mesmo setor e uma avaliação das tendências da posição da empresa ao longo do tempo (BRIGHAM; HOUSTON, 1999, p. 79).
Na obra de Silva (2001, p. 21) lê-se: “Resumidamente, podemos dizer que a análise financeira de uma empresa consiste num exame minucioso dos dados financeiros disponíveis sobre a empresa, bem como das condições endógenas e exógenas, que afetam financeiramente a empresa”.
DELIMITAÇÃO DO ESTUDO
Este projeto refere-se à analise da viabilidade econômico-financeira da loja Lepeti Baby, esta é uma loja com ramo de atividade no comércio varejista de enxoval e roupas de bebê de 0 a 4 anos, e está presente no mercado desde Junho de 2008. Seu público alvo é o de classe média da região. A loja é registrada como Microempreendedor Individual (MEI), e conta com duas pessoas trabalhando como