Entraves do desenvolvimento
Ao ministrarmos este trabalho, iremos falar um pouco sobre os Entraves do Desenvolvimento: O Tradicionalismo que devido a sua cultura interfere no desempenho pessoal e social do indivíduo e a Questão Racial que à anos vem sendo barreira para o crescimento pessoal e econômico da população estigmatizada, falaremos também sobre a Periferia relacionando aos problemas sociais, e toda história que os fundamenta, assim como a Marginalidade partindo do princípio de estar à margem da sociedade, em vez de partirmos para o lado da criminalidade, procurando de forma objetiva e clara, explicar estes acontecimentos, buscando de forma sucinta diferenciar um fator do outro puxando para o contexto sociológico.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao término deste trabalho, tivemos a certeza que os fatores sociais sempre interferiram na vida e no destino de parte da sociedade brasileira e, porque não dizer mundial, o êxodo rural e urbano foi o fator determinante, para desencadear todo esse processo de desestruturação nas grandes metrópoles, observamos que ninguém vive em periferias ou na marginalidade por escolha, a inúmeros problemas sociais envolvidos neste contexto social, e que muitas vezes a solução não depende só de você, é nescessário a intervenção do estado e da sociedade em busca de alternativas que amenizem e resolvam estes problemas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
COELHO, Marcelo. Folha de São Paulo, 7 de julho de1995. Caderno ilustrado; Sociologia contemporânea. Internet.
SUMÁRIO
TEMAS: - Entraves de Desenvolvimento: Tradicionalismo e questão racial. - Periferia, como fato social. - Marginalidade, uma questão social.
1º Momento: Abertura do seminário com apresentação da equipe, resumo dos temas a ser explanado, e apresentação de um vídeo reflexivo para despertar a turma para os temas.
2º Momento: Apresentação dos temas pelo grupo, os slides e debate com a turma.
3º Momento: Encerramento da