Emendas Para Correias Transportadoras
Descrição
O Grampo Farpa é indicado para realizar emendas de alta resistência e uniões seladas em correias elevadoras e transportadoras com ou sem abaulamento. Indicado também para reparos de rasgos longitudinais, furos e lascas nas correias. Muito utilizado no transporte de minério, carvão, pedra britada, areia, cimento, trigo e sal.
Construção e Funcionamento
Parafusos e porcas de alta resistência comprimem a correia através das chapas superior e inferior do grampo dotadas de dentes. Estas chapas têm as extremidades levemente dobradas para dentro que penetram na correia, e ainda alojamentos para os parafusos e porcas de aperto para que não haja interferência com os raspadores.
São disponíveis gabaritos de montagem que asseguram instalação rápida e correta dos grampos. A distância entre os centros dos furos do gabarito de furação é maior que o do grampo correspondente. Isto faz com que, na montagem do grampo, as extremidades da correia sejam comprimidas uma contra a outra, assegurando uma emenda bem fechada.
Material do Grampo
FARPA COMUM: em chapa de aço carbono, com parafusos e porcas em aço de alta resistência.
FARPA INÓX: totalmente em aço inoxidável amagnético, inclusive porcas e parafusos. Não oxida, mais resistente que o grampo comum à abrasão. Utilizado no transporte de sal, peixes, em fábricas de conservas e em presença de produtos corrosivos, e também na presença de separadores magnéticos.
FARPA LATÃO: com parafusos e porcas em aço inoxidável, amagnético, minimiza a possibilidade de ocorrência de faíscas. Utilizado na presença de separadores magnéticos.
FARPA ABRASÃO: em aço carbono tratado termicamente para condições excepcionalmente abrasivas. Usado para transporte de areia, minérios, etc.
GRAMPO PUMA
Descrição
O Grampo Puma é indicado para realizar uniões em correias de transmissão de pontência ou transportadoras em serviços leves, operando com ou sem abaulamento. Permite abrir a correia no local