Correias transportadoras
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI - Cimatec
Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial
FUNDATION FIELDBUS
Salvador
2010
FUNDATION FIELDBUS
Trabalho sobre redes de comunicação, arquitetura Fundation Fieldbus, a ser apresentado ao prof. Candido Régis, na disciplina de Comunicação de Dados do curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial da Faculdade de Tecnologia Senai/Cimatec.
Salvador
2010
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. OBJETIVO 5
2. HISTÓRICO 6
3. DEFINIÇÃO 7
4. VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS REDES FIELDBUS 7
5. CARACTERÍSTICAS 10
5.1.1 CABOS 12
5.1.2 ATERRAMENTO, SHIELD E POLARIDADE 13
5.1.3 COMPRIMENTO DOS BARRAMENTOS 13
5.1.4 CONECTORES 14
5.1.5 BLOCOS DE TERMINAIS 14
5.1.6 HOST DEVICE 15
5.1.7 REPETIDORES, BRIDGES E GATEWAYS 16
5.1.8 TIPOS DE EQUIPAMENTOS 17
6. REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO
Desde o surgimento das indústrias, a necessidade de controle das máquinas e dos equipamentos necessários para a produção aumentou bruscamente. Este controle sofreu várias mudanças com o passar dos anos, em função da necessidade de maximizar produção, diminuir custos e também aumentar a segurança operacional, pessoal e ambiental.
Cronologicamente, temos a princípio o controle totalmente mecânico, depois o pneumático, e em seguida o controle elétrico com o surgimento dos motores elétricos e de seus dispositivos de controle.
No final da década de 50, a instrumentação para controle ainda era predominantemente pneumática. No final da década de 60 foi inventado o primeiro Controlador Lógico Programável (PLC), nos anos 70, com o avanço de eletrônica surgiu o Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD). Já no início dos anos 80, graças à diminuição cada vez maior da eletrônica, foi possível colocar um microprocessador dentro dos instrumentos de medição e controle para efetuarem operações específicas.
Na década de 90 surgiram os protocolos