etica e o sigilo profissional
529 palavras
3 páginas
O sigilo dentro da Ética Profissional do Serviço Social O assistente social no seu fazer profissional se vincula a uma ética própria de organização da categoria que norteia essas ações advindas da “luta por um Estado de direito e pela vigência da democracia política que se efetivaram iniciativas coletivas de reflexão e de luta em busca de um projeto profissional direcionado aos interesses da classe trabalhadora”. (BARROCO, TERRA, 2012, p. 09). A ética profissional é uma dimensão especifica do Serviço Social, suas determinações são mediadas pelo conjunto de necessidades e possibilidade, de demandas e resposta que legitimam a profissão na divisão social do trabalho da sociedade capitalista, marcando a sua origem e a sua trajetória histórica. (BARROCO, 2006; 2007, p. 174). Podemos perceber a partir da reflexão de Barroco (2006; 2007), que há de fato, uma conexão da construção da ética profissional como dimensão especifica do Serviço Social e sua trajetória sócio-histórica de lutas e de legitimação da profissão marcada pela divisão social do trabalho da sociedade capitalista. Ainda no dizer de Barroco (2006; 2007, p. 175):
A ética profissional se objetiva como ação moral, através da prática profissional, como normatização de deveres e valores, através do código de ética profissional, como teorização ética, através das filosofias e teorias que fundamentam sua intervenção e reflexão e como ação ético-política. (BARROCO, 2006; 2007, p. 175).
Nesse sentido tudo que o profissional for fazer no que diz respeito essa ação moral deve ter como base todos esses princípios, valores e deveres que estão normatizados no seu código de ética da profissão que fundamentam o seu processo de trabalho e sua ação ético-política, tendo em vista que o mesmo orienta o comportamento individual desse profissionais, dirigindo à regulamentação de suas relações éticas com a instituição de trabalho, com seus usuários e outros profissionais.
Assim o Serviço Social