Ética e sigilo Profissional
Ética e sigilo Profissional
Cordeirópolis – 2010
Ética e Sigilo profissional.
Ética disciplina do bom senso que julga à conduta humana capaz de definir o bem e o mal. Segundo Herbert de Souza (BETINHO) em seu livro relata que ética é um conjunto de princípios e valores que guiam e orientam as relações humanas, o primeiro código de ética de que se tem notícia, principalmente para quem possui formação católica cristã, são os dez mandamentos, Betinho demonstra que há no Brasil uma enorme fome de ética.
É necessário estar sempre bem informado, acompanhando não apenas as mudanças nos conhecimentos técnicos de sua área profissional, mas também nos aspectos legais e normativos. Muitos processos éticos nos conselhos profissionais acontecem por desconhecimento e negligência por parte dos profissionais.
Á ética esta ligada á Competência técnica, aprimoramento constante de sua respectiva área, respeito com as pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerância, flexibilidade, fidelidade, boas maneiras, relações genuínas com as pessoas, responsabilidade, corresponder à confiança que as pessoas depositam no profissional, o comportamento eticamente adequado o profissional não nasce com ele, mas sim o adquire com o conhecimento diário dentro de sua profissão.
De acordo com Motta, 1984, p.69, a ética baseia – se em:
Uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano. O agir da pessoa humana esta condicionada a duas premissas consideradas básicas pela ética: “o que é” o homem e “porque vive”, logo toda capacitação cientifica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios essenciais da ética.
Sigilo profissional é o respeito e a descrição que cada profissional tem que ter com os assuntos referentes às pessoas que atendem diariamente em seu